Da uva ao vinho: uma breve explanação da produção artesanal de vinho.


 O vinho produzido pela propriedade Recanto Italiano, possui suas origens no trentino, Itália. A produção do vinho inicia ainda nas parreiras, quando a uva é podada e tratada manualmente, para produzir uvas de qualidade.
uvas prontas para serem colhidas
 Após colhida, a uva é desengaçada manualmente( retirados os bagos do engaço <cacho>), e passa por uma máquina cujo intuito é “ quebrar” a casca. Quando dentro dos barrís, o mosto se mistura com a casca, sementes e açúcar, iniciando naturalmente após 12 horas a fermentação alcoólica.
máquina manual que quebra a casca da uva
Depois de 4 dias aproximadamente o mosto é separado das cascas e sementes e segue para os tonéis de inox e os garrafões de vidro, onde continuam fermentando até ficar prontos. A casca que sobra é prensada para retirar o mosto que fica preso nos espaços formados pela fermentação. Após o término da fermentação, o vinho passa por um processo natural de filtragem. Com o frio do inverno, toda a matéria sólida do vinho decanta, tornando-o assim límpido e cristalino.


prensa hidraulica para a casca da uva


Assim, com o tempo o vinho vai decantando e aprimorando, até estar pronto para ser consumido, que geralmente coincide com os primeiros frios do inverno – época ideal para terminar a sedimentação acelerada pelo frio do inverno.
geada do inverno 2011, exelente para aprimorar ainda mais o vinho.
O vinho é produzido entre dezembro e março, fica pronto entre maio e junho, e  pode ser consumido durante todo o ano e os estoques duram o período necessário para o novo vinho estar pronto. Assim, o Vinho Rossi Schäfer pode ser adquirido em qualquer época do ano, diretamente na Propriedade ou na Casa da Cultura em Presidente Getúlio.

Comentários