Maneira fácil de evitar formigas em caixa de abelha.

     Quando a Propriedade Recanto Italiano iniciou o trabalho com Meliponídeos, um dos maiores obstáculos a ser vencido (depois da confecção das caixas) foi a maneira de como evitar que as formigas subissem e causassem prejuízo para as abelhas (e para nós é claro)

     Óleo queimado nos pedestais, graxa de engrenagem, lã, várias foram as tentativas. A maneira mais simples e barata, sugerida pelo Sr. Lindomar, meliponicultor já faz bastante tempo, que sempre nos dá suporte, foi a utilização de pratos de plástico (no nosso caso, peguei "emprestado"da D. Zebina, pratos de vazos de flores (aqueles escuros, utilizados para reter água quando são molhadas as flores).
     Consiste simplesmente em colocá-lo invertido na parte inferior da madeira de suporte das caixas de abelha, tanto individuais quanto coletivos (esses com modelo simples, apenas uma tábua de um pedestal ao outro). Pela parte inferior, é passado um pouco de graxa de engrenagem, que no plástico dura no mínimo 6 mêses.
     Antes desse método, utilizávamos graxa passada diretamente no suporte, mas que por ser de madeira logo absorvia o óleo contido e a ressecava, necessitando a cada dois mêses retocá-la.
     Com este método não tivemos mais problemas com formigas e funcionam tanto para meliponídeos quanto para apis melífera (abelha africanizada). Outros materiais com certeza podem ser usados para substituí-los, e vai da criatividade e da disponibilidade de cada um.
     Fazendo isso, resolve-se o problema da formiga e ainda aumentamos a vida útil do suporte, que por estar protegido por esse "guarda-chuva" não molha com tanta frequência e assim torna-o mais durável

Comentários

  1. valeu a pena ter lido esse método, foi de muito proveito pra mim, Deus o abençoe pelo compartilhamento, desejo muito sucesso em seu meliponário, grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. O problema é que em dois dias a graxa resseca e as formigas passam.

    ResponderExcluir

Postar um comentário