Com a proximidade do primeiro encontro dos descendentes de Primo Rossi, iniciei um grande trabalho de pesquisa das origens de Primo Rossi. Ele, casado com Fortunata, deram origem a família que conhecemos hoje aqui na região do Alto Vale do Itajaí, e também Ilhota, Guaramirim, e outras cidades do estado.
Da família Pintarelli, possuo todos os dados tendo em vista que já haviam sido pesquisados para a primeira festa da família Pintarelli.
Assim, alguns arquivos que documentalizam a história:
|
Registro de casamento de Primo e Fortunata. Consta porém erro em "Rohsi" |
|
Primo Rossi, casado com Fortunata, conforme certidão, com um comentário: Na certidão consta como Primo Rohsi, um típico erro de cartório da época. Sabemos que se trata de Primo Rossi pois os dados de Fortunata são fidedignos, assim como o nome do pai "Giuseppe" e da mãe "Modesta", que ainda não temos certeza do sobrenome, apesar de estar registrado como Calle.
|
Óbito de Giuseppe, pai de Primo |
Do pai de Primo, Giuseppe, o único registro que possuimos faz referência a seu óbito, conforme assento no livro de óbitos de Rodeio.
Modesta, que na certidão consta como Calle, possui outras fontes ainda que fazem referência ao sobrenome Gratti e ainda ao sobrenome Scott. Como não possuimos fontes que comprovem estes outros, o único que podemos considerar até o momento é esse da Certidão de Casamento de Primo.
Sobre Fortunata, podemos dizer que é filha de Cândido Nicolò Pintarelli e Catherina Anderle. Está a caminho uma cópia do registro de batismo, e o que sabemos até o momento é que falesceu com mais de oitenta anos, conforme registro que segue.
|
A longevidade na família é antiga, falesceu com 82 anos. |
|
Nas próximas semanas, estarei atualizando esta postagem com mais documentos que completarão essa árvore.
Vou verificar com meu esposo o nome do tataravô dele italiano dessa família Rossi. Ele sabe que a parte Rossi que o toca viveu em Minas Gerais.
ResponderExcluirEle está atrás de informações para possível cidadania Italiana
Olá, estou atrás de dados de familiares de minha avó paterna, que solteira chamava-se Francisca Rossi e também nasceu em Monte Santo de Minas - MG . Se alguém puder me ajudar como faço essa pesquisa, agradeceria!
ExcluirEstou a procura da origem da minha familia Rossi, meu avô Marcelo Rossi, veio de Turim e a minha avó Francisca Baragli Rossi de San Sepulcro, ambos na Itália.
ResponderExcluirEntão meu avo se chama Durvalino Rossi se alguem sabe de algo me avisa
ResponderExcluirBoa tarde, acabei de concluir a pesquisa de minha linhagem da família Rossi, nesta pesquisa consta o nome de aproximadamente 5.000 pessoas, tanto na Itália desde o ano de 1534, no Brasil e Estados Unidos.
ResponderExcluir