Raiz Genealógica da Família Rossi

     Com a proximidade do primeiro encontro dos descendentes de Primo Rossi, iniciei um grande trabalho de pesquisa das origens de Primo Rossi. Ele, casado com Fortunata, deram origem a família que conhecemos hoje aqui na região do Alto Vale do Itajaí, e também Ilhota, Guaramirim, e outras cidades do estado.
     Da família Pintarelli, possuo todos os dados tendo em vista que já haviam sido pesquisados para a primeira festa da família Pintarelli.
     Assim, alguns arquivos que documentalizam a história:
Registro de casamento de Primo e Fortunata. Consta porém erro em "Rohsi"
     Primo Rossi, casado com Fortunata, conforme certidão, com um comentário: Na certidão consta como Primo Rohsi, um típico erro de cartório da época. Sabemos que se trata de Primo Rossi pois os dados de Fortunata são fidedignos, assim como o nome do pai "Giuseppe" e da mãe "Modesta", que ainda não temos certeza do sobrenome, apesar de estar registrado como Calle.
Óbito de Giuseppe, pai de Primo
     Do pai de Primo, Giuseppe, o único registro que possuimos faz referência a seu óbito, conforme assento no livro de óbitos de Rodeio.
     Modesta, que na certidão consta como Calle, possui outras fontes ainda que fazem referência ao sobrenome Gratti e ainda ao sobrenome Scott. Como não possuimos fontes que comprovem estes outros, o único que podemos considerar até o momento é esse da Certidão de Casamento de Primo.
     Sobre Fortunata, podemos dizer que é filha de Cândido Nicolò Pintarelli e Catherina Anderle. Está a caminho uma cópia do registro de batismo, e o que sabemos até o momento é que falesceu com mais de oitenta anos, conforme registro que segue.
A longevidade na família é antiga, falesceu com 82 anos.
        Nas próximas semanas, estarei atualizando esta postagem com mais documentos que completarão essa árvore.
   

Comentários

  1. Vou verificar com meu esposo o nome do tataravô dele italiano dessa família Rossi. Ele sabe que a parte Rossi que o toca viveu em Minas Gerais.
    Ele está atrás de informações para possível cidadania Italiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou atrás de dados de familiares de minha avó paterna, que solteira chamava-se Francisca Rossi e também nasceu em Monte Santo de Minas - MG . Se alguém puder me ajudar como faço essa pesquisa, agradeceria!

      Excluir
  2. Estou a procura da origem da minha familia Rossi, meu avô Marcelo Rossi, veio de Turim e a minha avó Francisca Baragli Rossi de San Sepulcro, ambos na Itália.

    ResponderExcluir
  3. Então meu avo se chama Durvalino Rossi se alguem sabe de algo me avisa

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, acabei de concluir a pesquisa de minha linhagem da família Rossi, nesta pesquisa consta o nome de aproximadamente 5.000 pessoas, tanto na Itália desde o ano de 1534, no Brasil e Estados Unidos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário