Qual será o próximo assunto?


Brasão de armas da família Schäfer
Neste blog, faço uma certa cultuação à cultura italiana - vinho, polenta, queijo, música. Mas não por ser o blog “recanto italiano” que não possamos falar de outras culturas e em particular, devo falar também da cultura alemã, para poder fazer jus ao sobrenome  Rossi (italiano) e Schäfer (alemão).
E o que falar sobre a Alemanha e sua cultura? Alguma idéia do caro leitor? Bem posso dizer que o assunto escolhido que trata essa postagem é de uma supremacia até pouco tempo detida somente pela frança e Alemanha.

Segundo Karen MacNeil, em seu livro “A bíblia do vinho” – e agora já sabem do que se trata o artigo – “é na Alemanha que ainda encontram-se alguns dos melhores vinhos do mundo.
As regiões de Mosel-Saar-Ruwer, Rheingrau, Pfalz e Rheinhessen, são as maiores produtoras de vinho da Alemanha. As condições em que são produzidos alguns desses vinhos os tornam além de únicos, verdadeiros heróis da própria existência do vinho.
Colheitas feitas abaixo de zero graus, com as uvas congeladas, tornam a arte do vinho nessas regiões uma corrida contra e com o tempo, pois um dia a mais pode ser a salvação e ao mesmo tempo a perdição de uma colheita.
Brasão de armas da família Rossi
A Alemanha produz vinho numa das mais setentrionais regiões da Europa, o que faz com que cada raio de luz solar deva ser potencializado ao máximo para sintetizar o açúcar da uva. Assim, a falta – ou melhor dizendo, a pouca incidência de sol, deixa maior concentração de acidez, que se harmonizada por uma boa concentração de açúcar, trazem benefícios únicos para um bom envelhecimento desses vinhos.
Segundo a própria autora, “ com dez a vinte anos, um riesling alemão de primeira linha não murcha, mas ao contrário, torna-se mais rico e mais harmonioso.”
Todas essas considerações sobre vinho, são baseadas no livro “ A Bíblia do Vinho” e em particular em um capítulo que fala sobre os vinhos da Alemanha. Em verdade, vinho é vinho em todo lugar. Melhor ou pior? Não! Vale muito o ditado que diz – o melhor vinho do mundo é aquele que você mais gosta. Ein Prosit

Comentários

Postar um comentário