Água e Vinho...


L ´acqua fà male, e il vino Il fà cantare.
Assim inicia uma conhecida música do folclore italiano trazido no final do século XIX e início do século XX, a água faz mal, o vinho faz cantar. O culto ao vinho não é recente, data dos primórdios das civilizações organizadas em comunidades sedentárias e desde aquela época ele é conhecido como remédio (principalmente para o espírito)
O Brasil não é um grande consumidor de vinho, principalmente por questões climáticas, pois o vinho é uma bebida que pelo seu volume alcoólico e suas características organolépticas traz sensação de calor, muito bem vinda em regiões frias. Essas condições climáticas são encontradas no sul do Brasil, em um clima subtropical úmido (e frio), nada parecido com o inverno europeu, porém com suas peculiaridades e grande produção vinícola, herança da imigração italiana aos estados do sul.
Na bagagem da imigração, ramos de uva, receitas de vinho, lembranças de uma terra que provavelmente jamais voltariam a rever, e o mais forte traço deste povo, a música. “Faciamo diversi cantici, Faciamo diversi bríndisi. La voglio risonar, La voglio risonar.” Façamos diversos cantos, façamos diversos brindes. Eu quero entoar eu quero entoar. Outra música “Bevè bevè compare seno ve mazzerò.” É quase um dueto, entre um compadre e outro, tratando sobre a briga do vinho: ou você bebe ou começa a briga. O outro, logo aceita, “para não brigar o bebo todo” e esses são apenas alguns exemplos da simbiose “origem italiana – vinho – música”, onde não há plenitude se uma parte faltar.
Vale lembrar que esses artigos que escrevo, que falam de bebida não são de maneira alguma um incentivo ao alcoolismo, se tratam de assuntos relativos a produção de uva e vinho, ao seu consumo moderado e principalmente para a divulgação da cultura e troca de experiências. Não sou expert em uva e vinho, mesmo por que existem duas faculdades, uma só para aprender a fazer o vinho e outra para degustá-lo, e não as possuo, mas o interesse no assunto, a leitura de artigos e livros sobre vinho e uva dão alguma noção dessa nobre bebida.
Para quem imaginava um artigo falando do consumo do vinho, tendo ao lado um copo de água, ou mesmo falando da transformação de água em vinho descrita na Bíblia, não foi bem isso que encontrou. Deixemos esses assuntos para uma próxima. Lembrem-se, bebam com moderação, apreciando o espírito existente em cada garrafa de vinho.Até breve.

Comentários

Postar um comentário