Nossa origen Trentina:


 
Regiáo Trentino Alto Adige em destaque.
Trento, situada no norte da Itália é uma Província que, juntamente com a Província de Bolzano formam a Região Trentino Alto Ádige, conhecida também como Sul do Tirol, que pertenceu muito tempo ao império Austro-Húngaro. A cidade de Trento, tornou-se município Romano no ano 50 a.C..

A imigração italiana para o Brasil, que teve seu auge a partir de 1875, trouxe consigo não só italianos, mas também trentinos, alemães, suíços. Naquela época, a Província di Trento, pertencia ao Império Austro-Húngaro, e era conhecida como Süd-Tirol, ou sul do Tirol e por isso muitos que chegavam diziam-se tiroleses - nem austríacos  nem italianos.
Pintura tendo por base uma antiga foto de Cândido Nicolò Pintarelli
Em 01 de outubro de 1875, chega ao porto do Rio de Janeiro, o vapor Belgrano, trazendo imigrantes franceses e italianos. Juntamente vem Candido Nicolò Pintarelli.
Registro de batismo de Cândido.
( retirado do blog familiapintarelli.blogspot.com)

Vista da Cidade de Pérgine- Valsugana
(retirado do blog familiapintarelli.blogspot.com)
Candido Pintarelli nasceu na fração S. Vito, na Cidade de Pérgine (Perzen, no dialeto trentino)  na Alta Valsugana, não muito distante da cidade de Trento. Na transcrição de embarque e desembarque, consta que veio acompanhado de mais duas pessoas da família – sua mulher Catherine Anderlle e uma criança que ao que sabemos é Fortunata, sua filha, que nos registros da paróquia de Castagne´- San Vitto, consta como Cattarina Fortunata Pintarelli.


Fortunata, casou-se com Primo Rossi,  e dali provém toda a descendência que bem conhecemos: José, Genovefa, Ida, Julio, Giovanni, Luiz e Liberata.

Trento, cidade do Concilio(1545-1563) um pouco renascentista, um pouco medieval, conserva ainda antigas construções, seu murro feudal, como parte da defesa da cidade na idade média, e suas belas paisagens que vão do Rio Adige, ao Monte Bondone, a bonita vista de todo o vale do Adige, de Rovereto á Planície Rotariana, traz um ar alpino, uma sensação para quem visita de que conhece desde sempre, de que essas paisagens são de muito tempo conhecidas e só guardadas na memória. E isso tudo por talvez ter essa estreita ligação, por ser dessas terras que em 1875, Cândido, Catarina e Fortunata partiram ao Brasil.

Para quem gosta um pouco mais de história, existem muitos artigos que explicam qual a relação do Tirol, do Trentino, e todo o percurso histórico desde os primeiros romanos que fundaram   Tridentum. 

A família Pintarelli, assim, descende de uma comunidade até pouco tempo austríaca, ou melhor dizendo "tirolesa". Somente a partir de 1919 que Trento passou a pertencer ao território italiano. Conhecer a história de autonomia do trentino, sua época como Principado Episcopal, suas batalhas nas guerras e seus bravos alpinos, são um forte indício para antes de dizer "ser italiano" dizermos "Somos Trentinos".

Comentários

Postar um comentário