Retrato da Imigração


"Esodo, di AnnaMaria Rossi Zen"
A Família Rossi Schafer foi homenageada no almoço de encerramento do Soggiorno Formativo 2011, que aconteceu de 12 a 20 de novembro em Presidente Getúlio/SC. A representante da Província Autônoma di Trento, Antonella Giordani, agradeceu ao modo acolhedor com que foram recebidos os jovens participantes do Soggiorno e também a equipe técnica que veio da Província Autônoma di Trento, para fazer acontecer esse que foi o segundo evento desse tipo realizado fora da Itália, depois da Argentina,  pois comumente são realizados na cidade de Trento, na Província Autônoma di Trento/Itália.

Como recordação, foi entregue à D. Zebina, uma réplica de uma pintura intitulada “Exodo”(em italiano Esodo), que retrata a mãe italiana, fazendo frente á imigração, tendo que “olhar para frente”, juntamente com seu filho que, não sabendo para onde vai, tenta ainda olhar para trás, para ver sem saber se retornará, a sua casa, seus amigos, sua vida que deverá ser diferente de agora em diante. Mostra uma realidade vivida por muitos, indo talvez ao encontro de seu marido que já emigrou, ou mesmo andou para a guerra e não voltou.

Antonella Giordani e Família Rossi Schäfer
Com esse evento, o Recanto Italiano teve a oportunidade de receber um grupo de descendente de Trentinos, proveniente de praticamente todos os Circolos Trentinos do Brasil e toda a equipe formada por representantes da Assossiazione Trentini nel Mondo e do Ufficio Emigrazione da Província Autônoma di Trento, além dos especialistas em ambiente e sociedade, que conduziram todos os trabalhos com o grupo.

O Recanto Italiano Agradece a todos por prestigiar e fica a disposição para quando retornarem ao Brasil, a Santa Catarina, não deixem de vir a Presidente Getúlio e ao Recanto Italiano.
 
Família Rossi Schäfer e grupo de Trentinos vindos a Presidente Getúlio
Esse "piccolo ricordo" fica sendo uma homenagem também a família italiana que ajudou a construir a américa, e em especial a "mamma italiana", que é aquela que forma a base da família de origem italiana.

Comentários