Annosum vinum, socius vetus et vetus aurum...

            Uma das mais conhecidas frases sobre o vinho diz que quanto mais velho, melhor o vinho. Traduz-se o título da seguinte forma: “vinho velho, amigo velho e velho ouro”. Um provérbio do latim antigo, que pode dar uma infinidade de aplicações sobre sua tradução.
           Vinho velho: concordo com a tradução, desde que fazendo uma pequena mudança no sentido “velho”. Maduro talvez seja a palavra que simbolize melhor o sentido. Sabemos que vinhos tem idades diferentes, dependendo do tipo de uva, da qualidade da safra e de uma quantidade significativa de outros fatores que vão da sanidade das uvas aos equipamentos de vinificação. Assim, o vinho maduro será mais apreciável que o não maduro, como também não queremos um vinho com gosto de mofo (de velho que é) ou mesmo sem mais o gosto de vinho por tê-lo perdido com o tempo.
           Velhos amigos são os mais confiáveis. São aqueles que já provaram sua amizade ao longo do tempo. Já sabemos seus pontos fracos e fortes assim como o contrário também é verdadeiro, eles também já nos conhecem, e mesmo com as diferenças, cada qual respeita o outro, sem necessitar extrapolar o bom senso. Os amigos, assim como o vinho amadurecem com o tempo. O vinho novo é vivo, forte, sabores muitas vezes ácidos, ríspidos. Assim as amizades também, porém com o tempo, esses excessos vão amenizando, tornando-se mais agradáveis.
          O ouro velho, o que menos foi trabalhado, acrescido de outras substâncias, é aquele que possui maior pureza, e sinceramente é o que menos possuo informações, porém sabendo da simbologia do “vinho velho” e do “ velho amigo” imaginamos quais sejam as grandes virtudes do ouro velho, e essas imaginações e pensamentos do que traduz a última parte, deixo a cada um a livre interpretação.

Comentários