Considerações sobre a Família Rossi

         O Vale do Rio Itajaí Açú, foi colonizado por alemães, italianos, portugueses, suíços, poloneses entre outros. O contrato Caetano Pinto, trouxe a partir de 1875 um grande contingente de italianos do norte e trentinos pertencentes ao Império Austríaco. Mata virgem, uma floresta inteira a desbravar, nativos brasileiros habitando essas terras e a realidade de não mais poder olhar para tráz e muito menos poder voltar: Assim chegam nossos primeiros imigrantes.
Este artigo possui informações referentes à família de Primo Rossi e Fortunata Pintarelli, e tenta contar a história dessa família aqui no Vale do Itajaí. Pesquisar essa história trouxe algumas surpresas agradáveis, como descobrir que além dos 6 filhos de Primo e Fortunata, existia mais um – Giovanni, que viveu apenas 7 dias mas o suficiente para constar nos registros de batismo de Rodeio e assim poder contar um pouco mais da história dessa família. Algumas perguntas, apesar do esforço ainda continuam sem respostas, como a cidade de origem de Primo, bem como seus registros de nascimento e ano que veio ao Brasil. Algumas informações também são muito conflitantes, como o caso da mãe de Primo, que temos pelo menos 3 sobrenomes diferentes para a mesma mulher e nenhum com garantia de fidedignidade. Enfim, antes de ler a história de Primo e Fortunata, e descobrir as informações contidas nos fac-símiles arquivados, e que serão posteriormente disponibilizados, seguem algumas considerações sobre Guiuseppe, Modesta, Primo e Fortunata.
Giuseppe Rossi, casado com Modesta (informações dizem que Modesta tem o sobrenome Scotti, - aparece nos manuscritos de Frei Lucínio de Rodeio. No registro de casamento de Primo – seu filho, e Fortunata, Modesta aparece com o sobrenome Calle. Há ainda uma informação sobre Giuseppe e Modesta Gratti, pais de Primo e Lúcia, informações essas que condizem com o que sabemos. Já na Província de Mantova, na região Lombardia, aparece Primo Rossi, filho de Giuseppe Rossi e Modesta Gatti). Guiusepe com sua família teria imigrado ao Brasil por volta de 1878.
Primo Rossi, filho de Giuseppe e Modesta, nasceu na Itália por volta de 1873, fazendo a análise dos dados das certidões de casamento.
Fortunata Pintarelli, filha de Candido Nicolò Pintarelli, nasceu em Pérgine Valsugana, comune de Castaghè, Paróquia de S. Vito, em 1873, provavelmente. Sobre ela também existem alguns dados conflitantes, pois não coincidem as datas cruzando os dados de certidões.
Essas informações são um conjunto de dados pesquisados nos livros “Histórias e Memórias de Rodeio” de Iracema Moser Cani, na Internet, nos registros de Estado da Província de Mantova e nos registros da Província de Trento, - Nati in Trentino.
As informações contidas neste artigo referentes aos registros manuscritos foram retiradas da internet estando os originais na Paróquia de Rodeio.
A saber: Primo não era filho único, segundo informações, Guiuseppe e Modesta tiveram Lucia e Primo na Itália, e chegando ao Brasil mais duas filhas, Rosa e Maria.
Segundo informações de Frei Lucínio, nos manuscritos de Rodeio do final do século XIX e início do séc. XX, Lúcia casou-se com Albino Noriller. Na história da Família Moser, também encontram-se as seguintes informações: Maria, casou-se com Massimino Moser e Rosina (Rosa) casou com Alexandre Tonon. Tendo Giuseppe falescido (em 1910), Modesta foi morar com sua filha na região de Pastagem (Na família Tonon), informações estas que necessitam ser com mais calma pesquisadas naquela região.
A montagem da história com os respectivos documentos levará ainda algum tempo, mas tenham calma, ela será postada em breve. 


Comentários